sexta-feira, julho 03, 2009

Fotos da peça de Teatro " Estas-te Consolando " de JOSÉ MARIA LOPES DE ARAUJO

Recebi da ANA LOURA, uma fã do nosso querido poeta açoreano
" JOSÉ MARIA LOPES DE ARAÚJO " algumas fotos históricas da peça de teatro " ESTAS-TE CONSOLANDO ".





















Porque este blog é todo ele dedicado ao POETA, aqui deixo também algumas recordações partilhadas por e-mail, de outra pessoa que o conheceu pessoalmente o poeta JOSÉ MARIA LOPES DE ARAÚJO, partilhando connosco a sua admiração e saudade, é Sr. ROSÉLIO REIS da ilha de S. Maria , Açores "

Transcrição do e-mail:


" Cara amiga Ana Loura:

Obrigado pelas fotos que apreciei. Foi a melhor coisa que me podiam oferecer: também se vive de recordações. Ou por outra, recordar amolece-me o coração e também me entristece por causa das saudades que tenho de quando era menini e moço.
Por acaso vi a revista por duas vezes e foi lindo. Não me lembro da minha idade na altura (9, 10, 11...?) Lembro-me perfeitamente de algumas das pessoas que estão nas fotos, quase todas falecidas, e de muitas das cantigas com arranjos de Teófilo Frazão.




Do autor tenho uma boa memória. Era uma pessoa culta e escreveu poesia, parte dela reunida em "Cinzas Quentes". Adaptou para a Rádio CAA algumas radionovelas. Era uma pessoa com muito espírito de humor, um repentista e um bom observador da sociedade da época, que caricaturou de uma forma impecável. Era um bom contador de histórias e de anedotas, gostava imenso de atirar piadas, mas não ficou por cima com uma resposta que um dos seus alunos, no Externato, lhe deu.
O aluno vestia um casaco com uma daquelas golas peludas que estavam na moda. O Sr Lopes de Araújo, que era careca, e para fazer graça, perguntou ao aluno, batendo com o dedo indicador na gola:

- Já puseste DDT aí?

O aluno não se atrapalhou e respondeu, tocando com o dedo na cabeça:

- Nã senhor, que faz cair o cabelo...

Num tempo em que não havia televisão, nem computadores, nem liberdade de "dizer" coisas, para já nem falar da liberdade de expressão, tudo o que não era cinzentão ou preto dava alegria à vida triste que se vivia naquele tempo dito das "vacas magras". (Coitadas das vacas: não eram gordas nem magras mas ficaram como símbolo de um tempo de servidão, como se fossem culpadas das velhacarias dos humanos...) Por isso, o Sr Lopes de Araújo, com a revista "Estás-te Consolando" e a outra que fez mais tarde (não me lembro bem do nome (Ai não me digas??)mas o bombo da festa era o Carlinhos (o Carlos Gil)), deu um grande contributo à sociedade na qual se integrou, envolvendo dezenas ou centenas de pessoas, merecendo que a sua memória seja lembrada e respeitada.

Um abraço
Rosélio "


*****************






Já agora, os cenários foram pintados(se a memória não me atraiçoa) pelo Sr Fernando Matos, um retratista, caricaturista e também escultor de quem nunca mais ouvi falar. Havia dois "Matos" no aeroporto: para os distinguir, um deles era o Matos das Barbas.

O Sr Fernando Matos dominava a pintura a carvão. Os retratos que estavam no antigo Atlântida Cine eram da sua autoria. E por muito que o queira esquecer, volta a lambrar-me dele sempre que vou ao Asas.

As Asas que são os puxadores das portas do Clube foram feitas por ele.
Lembro-me de o ver fazer os moldes em gesso ou areia.

Eu era um miúdo na altura e passava a maior parte do meu tempo no Asas. Ele nunca me perguntou o que é que eu queria quando me punha a observar durante horas o que ele fazia. Também não o chateava nem incomadava. E, volta e meia, ele lá dizia qualquer coisa. Estou-lhe grato por nunca me ter dado uma corrida. (Também se me tivesse dado não estava agora a falar bem dele...) Era um artista.

- Estás ouvindo, Sr Matos. Foste um dos meus primeiros heróis.
Eu bem que tentava em casa ver se conseguia desenhar alguma coisa, mas nada. Para mim, o Sr Matos era um prodígio, um caso à parte, era aquilo que eu gostava de ser mas uma meta inatingível.

Por tudo o que o senhor Lopes de Araújo e também o senhor Fernando Matos representaram naquela época, era louvável que alguém acautelasse o que resta das suas obras e perpetuizasse as suas memórias. Um repto que fica lançado.


Rosélio Reis


















1 comentário:

Isabel Biscaia disse...

Recordo, como se fosse hoje, o "Estás-te Consolando. Tive o prazer de assistir a quase todos os ensaios e a todas as apresentações desta peça de teatro, pois o meu pai foi um dos participantes em diversos números e a minha mãe, juntamente com outras senhoras, encarregaram-se de ajudar na confecção do guarda-roupa. Tive um enorme prazer em oferecer recentemente algumas fotos que possuia no meu álbum, a alguns dos meus amigos e conterrâneos, muitos dos quais também assistiram a estas representações que tanto marcaram Santa Maria. Ainda há bem pouco tempo estive com um amigo de Santa Maria e pudémos relembrar muitas das canções que compuseram tantos episódios do "Estás-te Consolando".
Esta peça de teatro foi um episódio fantástico que hoje, quarenta anos passados, ainda é relembrado por tanta gente que teve o gosto de o viver, mas que só foi possível graças à criatividade de José Maria Lopes de Araújo, o seu autor. Esta sua capacidade criativa, que está bem patente em todo este Blog, na sua poesia, proporcionou-me momentos de profunda análise e prazer na sua leitura, e é de facto o registo de uma grande riqueza e
testemunho da sua sensibilidade enquanto ser humano e dono de grandes paixões.
Creio que é chegada a altura de as gerações mais novas que vivem em Santa Maria, terem a possibilidade de conhecer a sua obra, seria altura de se fazer a sua divulgação, pois que embora Lopes de Araújo não fosse natural desta ilha, foi lá que viveu alguns anos e aí pôde criar grande parte do seu espólio literário.
Cordiais saudações
Isabel Biscaia