quinta-feira, julho 09, 2009

MAR poema de José Maria Lopes de Araújo




MAR


Espuma branca subindo ,
Subindo sempre, no ar ,
É rendilhado caindo
Nas salsas ondas do mar !


Mar castanho, mar cinzento ,
Mas sem ter cor definida ..
Mar que fala do tormento
Que atormenta a minha vida !


Eu não posso viver, não ,
Um só dia, sem ver mar ...
Dá-me vida, ao coração ,
O seu doce marulhar !


É meu ímpio carcereiro ...
Não me deixa em liberdade !
Mar dum luar de Janeiro
Mar dum luar de saudade !


Por que me prendes assim,
Quando, às vezes, fugir tento,
Para enfrentar dentro de mim
E abafar o meu tormento ?


Deixa-me partir, um dia,
Para, mais tarde, voltar
Nos braços da nostalgia
E então poder-te abraçar !


Não posso, nem sei viver
Sem ouvir a voz do mar,
Que me faz adormecer
Nessa canção de embalar !


Mar da morte, mar da vida ,
Mar de lágrima salgada ...
Tens tristeza, na partida,
E alegria na chegada !


JOSÉ MARIA LOPES DE ARAÚJO
do livro " Outono da Vida "

Sem comentários: