quinta-feira, julho 09, 2009

UTOPIA poema de José Maria Lopes de Araújo




UTOPIA


Quem me dera, quem me dera fugir
Deste negro cárcere,
Desta dura prisão,
Onde há muito vivo
Abandonado, cativo,
Nos braços da solidão !


Se eu pudesse viver
Dentro de ti,
E tu, bem dentro de mim,
Mas sem ninguém entender
O nosso viver assim...


Isolados neste mundo ...
Alimentando uma esperança
Que virá, não sei bem donde ..
... Na chama do amor vivendo,
O coração não se cansa !


Quem conseguisse viver este dia,
O dia de hoje, como se fosse
O último da minha vida ...
Esmagando ressentimentos,
Aleijando-me de toda a podridão
Que me enegrece a alma e enluta o coração !


Quem pudesse suster
Os passos incertos
No caminho errado
Do nosso viver !
E ao passado não voltar ...
E saber esquecer,
Esquecer e perdoar !


Quem pudesse reter
A lágrima que teima,
Dolorida,
Soltar-se dos olhos vidrados,
E que queima
Os rostos enrugados
Dos vencidos da vida ! ...


Mas, nada disto consigo,
No tresloucado pensar
De poeta sonhador ...
Quem me dera esmagar
Todo esse desejo vão
Que nasce da minha dor
E vive em meu coração .

JOSÉ MARIA LOPES DE ARAÚJO

do Livro " Outono da Vida "

Sem comentários: