quinta-feira, julho 09, 2009

QUEM poema de José Maria Lopes de Araújo





QUEM ?


Que importa que o vento leve ,
Para longe , esta canção ,
Triste e fria, como a neve,
Que envolve o meu coração .


Que importa que seja o vento
Quem me venha segredar
Que apenas o sofrimento
Se adivinha em meu cantar !


Bem o sei, e muito embora
Eu me tente libertar
Desta dor que me apavora,
Me escraviza e faz chorar.


Quem vem comigo, quem vem
Fugir desta soledade,
Em busca daquele bem
Que se chama liberdade ?


Parto, não sei para onde ...
- Quem vem comigo, quem vem ?
E a voz do longe responde :
- Ninguém mais, ninguém, ninguém ! ...


Eu nada consigo, nada ...
Tudo em mim é desventura ,
E pela noite calada
Passeia a minha loucura ,


A gritar o meu tormento,
Esta mágoa que perdura ,
E traz-me, a cada momento,
O fel da minha amargura ...


- Quem vem comigo cantar
O hino da paz e do amor,
E a todo o mundo levar
A alegria e nunca a dor ?


Vai, caminha, sem ninguém :
- Sibila-me a voz do vento,
Quando pergunto : - Quem vem
Suavizar o meu tormento ? ...



JOSÉ MARIA LOPES DE ARAÚJO
do livro " Outono da Vida "

Sem comentários: