terça-feira, fevereiro 05, 2008

OUTONO DA VIDA poema de JOSÉ MARIA LOPES DE ARAÚJO




OUTONO DA VIDA


No doloroso rescaldo das labaredas
Que queimaram meus sonhos, minhas esperanças,
Vem a misteriosa voz do longe
Gritar mensagens íntimas, poemas singulares,
Em cantares do meu sentir...
Presidiário do Mar,
Meu desumano carcereiro,
Sentindo-me cada vez mais só,
Abafado no silêncio esmagador
Desta insular solidão,
Da minha amarga dor,
Saí mim próprio, em louca evasão ...


Queria gritar, bem alto,
De modo que todo o mundo ouvisse,
O verbo amar... o verbo mar,
Em noites de luar,
Ou manhãs de frio vendaval.


Que loucura a minha ...
Quero receber as gotas de mágoa
Das horas distantes do meu viver ...


Estou no Outono da vida...
Quando as folhas ressequidas rodopiam
E a brisa chora como violino gemebundo ! ...


Há palavras que não entendo
Na minha solidão:
O ontem, o hoje, o amanhã
E aquilo que vive cá dentro,
Cá dentro, no coração ...
O silêncio das coisas,
O sal das lágrimas,
Os sorrisos tristes,
As esperanças diluídas,
As chuvas, que são tormentos,
Batendo nas janelas,
Caindo dos beirais,
Em dolorosos momentos ! ...
Canto louco ... Canto louco ...
Pensamento ... Pensamento
Aonde vais? ... Aonde vais?


JOSÉ MARIA LOPES DE ARAÚJO
do Livro " Outono da Vida

Sem comentários: